quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exposição tem objetos de John Lennon jamais vistos pelo público


John Lennon passou os últimos nove anos em Nova York. O amor que o ex-Beatle tinha pela cidade é retribuído por uma exposição inédita sobre esse período da vida do músico.
Quase todas as peças foram cedidas por Yoko Ono. Roupas que John Lennon costumava usar quando passeava pelas ruas de Nova York e brincava com os fãs no Central Park.

A camiseta com o nome da cidade, com a qual foi fotografado, as três últimas guitarras que ele usou em shows, manuscritos das canções que escreveu em Nova York. Para o curador da mostra, Craig Inciardi, a peça mais importante é o piano que John e Yoko tinham no quarto, ao lado da cama.

A célebre 'Imagine' começou assim, rabiscada no bloco de um hotel. O rock 'New York City' é uma declaração de amor à cidade onde ele passou seus últimos nove anos, de 1971 a 1980. "Nova York é o centro do império americano e o centro da terra, a nova Roma", ele escreveu, "e é onde está começando a revolução".

Uma foto mostra o par de óculos ensanguentado que John estava usando quando foi baleado na porta de casa, em 8 de dezembro de 1980, por um homem que o perseguia há dois meses e que está preso até hoje.

Yoko fez questão de mostrar na exposição o saco de papel onde recebeu, junto com o corpo, as roupas e objetos que John Lennon estava usando. Ela pede que os visitantes assinem um manifesto dirigido ao presidente Obama, para que ele torne mais rigorosas as leis de porte de armas.

Quase um milhão de pessoas foram mortas por armas de fogo nos Estados Unidos desde que John Lennon foi assassinado. Mais de dez mil assinaturas já foram recolhidas. Uma forma de homenagear o artista que ousou imaginar um mundo em que todos vivam em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário