sexta-feira, 23 de abril de 2010

Paul McCartney rompe com a gravadora britânica EMI depois de 48 anos


RIO - Paul McCartney rompeu, nesta terça-feira, com a gravadora EMI, depois de 48 anos de parceria - colocando mais um prego no caixão da gravadora britânica, que passa por dificuldades.

Segundo o jornal "Sunday Mirror", o ex-integrante dos Beatles disse que a companhia ficou muito chata. McCartney teria cedido os direitos de suas músicas solo e do grupo Wings para uma gravadora independente, a Concord Music Group.

A decisão pode significar o fim da última grande gravadora britânica, que já perdeu nomes como Rolling Stones, Pink Floyd e Radiohead para concorrentes. O grupo Queen também estaria considerando essa troca.

Paul MacCartney já havia gravado seu último álbum, "Memory almost full", com o selo Hear Music, mas só agora suas canções anteriores deixaram o catálogo da gigante EMI.

A gravadora foi comprada em maio de 2007 pela empresa privada Terra Firme, por cerca de £ 4 bilhões. Apenas sete meses depois, o novo proprietário, Guy Hands, teve que mandar três mil funcionários embora e a empresa perdeu quase £ 2 bilhões no ano passado.

Apesar dos rumores, a gravadora ainda é dona dos direitos de todas as músicas dos Beatles e também tem três dos cinco álbuns mais vendidos atualmente nos Estados Unidos.

A EMI ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte:http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/04/22/paul-mccartney-rompe-com-gravadora-britanica-emi-depois-de-48-anos-916406710.asp

Colaboração: Breno Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário