segunda-feira, 28 de setembro de 2009


RIO - Quatro décadas após o fim do grupo, pode ser difícil para muita gente perceber o quanto os Beatles fizeram em oito anos de carreira discográfica. O relançamento de seu catálogo oficial, agora decentemente remasterizado - corrigindo as falhas da primeira safra em CD, de 1987 -, talvez não deixe dúvidas. Quem ouvir os discos em sequência acompanhará a evolução (e as revoluções estéticas) de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, que, após ressuscitarem o rock com doses de energia e ingenuidade, ampliaram as fronteiras do gênero.

Os CDs ganharam minidocumentários, com duração de três minutos em média, que trazem imagens ou vídeos relativos ao período de cada título, e áudios com os Beatles contando detalhes sobre as gravações - bônus que, segundo informa a EMI, estarão disponíveis apenas nas primeiras tiragens dessa nova $ção. Os encartes foram encorpados por textos e muitas fotos. Para um grupo que sempre soube usar da imagem como aliada - incluindo os dois longas-metragens, "A hard day's night" (1964) e "Help" (1965), que traziam embutidos os conceitos dos videoclipes -, as novas fotos, muitas inéditas, são deliciosos petiscos para os fãs.

Quanto ao principal, o repertório, nada de extras, sejam gravações ao vivo ou sobras de estúdio, apenas as faixas que constavam nas versões britânicas dos discos - $ó a partir de "Sgt. Pepper's...", em 1967, as edições americanas (reproduzidas em muitos outros países, incluindo o Brasil) passaram a acompanhar as originais. Os responsáveis pela reedição parecem confiar no poder da música dos Beatles e também na sobrevivência do formato CD - até hoje, as gravações do grupo não são vendidas por >sav

Se em seus quatro primeiros anos eles soam ingênuos, a partir de "Rubber soul" (1966) foram inovadores, transgressores e quase sempre geniais. Adjetivos que ainda hoje também se aplicam a "Revolver", "Sgt. Pepper's...", "The Beatles" (o "Álbum branco", em 1968) e "Abbey Road".

fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/09/21/beatles-remasterizados-nao-deixam-duvidas-sobre-valor-dos-fab-four-para-musica-pop-767706934.asp

Colaboração: Breno Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário